Mudança de cidade/país

avião

Eu sei que as vezes pode ser muito difícil realizar a mudança de cidade/país. Quem me conhece sabe que eu já morei na Alemanha. Então, além de usar a psicologia, também utilizei a minha própria experiência para escrever essa postagem.

A mudança para um novo lugar é uma experiência muito excitante no início. São muitos lugares na sua nova cidade para conhecer e toda uma rotina para se adaptar. Entretanto, quando essa excitação acaba e o tempo passa, pode ser que você venha a sentir muita falta dos seus amigos e da família e aí apenas a comunicação por Skype ou telefone talvez não seja suficiente para amenizar a saudade.

O ideal é que você fortaleça/crie vínculos sociais. Para isso você pode procurar algum grupo do seu interesse, como um de corrida ou da sua área de estudo. No caso de mudanças internacionais é legal procurar grupos de brasileiros no país para o qual você se mudou, mas também tente sair da sua zona de conforto e socializar com os nativos daquele país, porque faz com que você aprenda melhor o idioma.

Quando me mudei para Alemanha, além de toda a alteração na rotina e na cultura que me cercava, enfrentei também o problema da dificuldade da língua alemã, que foi um grande desafio no momento de fazer novos amigos. Assim, basicamente todos os meus amigos eram do curso e falavam inglês, e eu não “precisava” falar alemão. .
Como o meu objetivo lá era aprender a língua, eu me forcei a conversar com as pessoas na rua e tentar fazer novos amigos. Foi um enorme desafio, mas valeu a pena e, inclusive, muitas dessas pessoas estão em minha vida até hoje!

Quando ainda não se fez novos amigos e sua rotina ainda não está plenamente estabelecida, pode ser que venha o sentimento de solidão, que pode ser intensificado no caso de pessoas que já tenham um quadro depressivo ou um humor rebaixado.

A mudança de cidade/ país pode gerar vários sentimento, podemos conversar especificamente sobre o que você está vivendo, porque este sentimento é diferente para cada um e em cada situação.

Em casos assim, pode ser que você se arrependa e pense que todos os seus amigos e sua família estão fazendo algo que você gostava de fazer, mas dessa vez sem você. O uso das redes sociais pode ser um problema extra, pois checar a timeline nos momentos em que você se sente pior pode intensificar o sentimento de abandono.

Um ponto importante para relembrar é o motivo que te levou a essa mudança. Para mim, por exemplo, foi uma experiência incrível viver em outro país, conhecer outra cultura! Ao sair da minha zona de conforto, eu vi que sou capaz de me superar.

Lógico que tive vários problemas, que são normais quando se trata de uma mudança, mas hoje sou grata por essas situações porque me fizeram um ser humano muito melhor, resiliente e capaz de fazer qualquer coisa.

E você? Como está sendo essa mudança em sua vida? A saudade da família e dos amigos? E a nova rotina? Esta difícil? Então venha falar comigo!

Para saber mais sobre atendimentos e mentorias

https://jessicafayer.com/agendar-consulta/

.

NÃO ESQUEÇA DE SE INSCREVER NO CANAL

Siga-me nas minhas redes sociais!!

➜ Instagram: https://www.instagram.com/jessicafayerpsicologia/

➜Youtube:https://www.youtube.com/channel/UCtn-Dk-DixhOtcSZR-Mmryw?view_as=subscriber

➜Podcast:

Compartilhe

Jessica Fayer

Psicóloga, Mestre em Saúde pela Faculdade de Medicina (UFJF) e Especialista em Saúde Mental, Políticas Públicas e Gestão Governamentala

Você também pode gostar: