Ansiedade

ansiedade

Ansiedade, essa nossa queridinha, né, amigas?!

Como todos nós já bem sabemos, a ansiedade é o excesso de futuro em nossas vidas. Apesar desta não ser a definição científica, é uma forma simples e bem interessante de entender o que é.

O que nem todo mundo sabe é que a ansiedade pode ser positiva, isso mesmo, ELA PODE SER BOA. A ansiedade é positiva quando você usa essa “preocupação” a seu favor. Por exemplo, quando está muito preocupada com a prova que terá semana que vem ou com aquela entrevista de emprego, e começa a se preparar para estes momentos.

Ou seja, ao invés de pensar no zero que seu professor irá escrever na sua prova ou em como irá tremer frente ao novo chefe, você decide estudar mais o conteúdo programado ou pesquisar estratégias de recursos humanos utilizadas em entrevistas de emprego.

Vamos falar mais sobre ansiedade?

Primeiro é preciso identificar uma importante diferença. Existe a ansiedade do dia a dia e o transtorno de ansiedade.

No primeiro caso estamos falando de momentos pontuais e que não trazem maiores problemas para a vida do paciente. Particularmente, quando me sinto ansiosa com alguma situação ou evento em minha vida, gosto de me organizar e me preparar para este enfrentamento. Com isso, percebo que a minha ansiedade diminui consideravelmente.

Sim, amigas! Eu sou uma pessoa de carne e osso e também tenho meus momentos de ansiedade. A diferença talvez seja que identifico eles com maior agilidade e conheço ferramentas para passar por eles de forma mais consciente. E você também pode aprender como fazer isso!

Como você lida com a sua ansiedade?

Um bom começo para aprender a lidar com seus momentos ansiosos é refletir sobre eles. São momentos típicos do dia a dia ou é uma sensação incapacitante, de medo extremo ou com sintomas físicos? Essa linha é o que divide a ansiedade corriqueira do transtorno de ansiedade propriamente dito.

Calma! A ideia deste post não é firmar um diagnóstico completo sobre você. É necessário um profissional da saúde mental para isso.

Agora me conta: a ansiedade está atrapalhando a sua rotina? Te paralisa diante de algo que deseja? Você está constantemente tensa ou nervosa? Preocupada com algo ruim que pode acontecer? Apresenta aperto no peito ou descontrole dos seus pensamentos, principalmente daqueles negativos? Tem dificuldade para dormir? Descontrole sobre os pensamentos? Dificuldade em esquecer o objeto de tensão?

Identificou??? Há muito o que fazer! Algumas estratégias envolvem exercícios físicos, atividades da psicologia direcionadas para esta questão, meditação guiada e por aí vai. Consultar um profissional da psicologia é um bom começo para separar esses sentimentos em sintomas para firmar um diagnóstico individual.

Vamos agendar um horário para analisar mais de perto o que está acontecendo. com você? Eu faço atendimentos presenciais e online. Lembre-se: você não precisa passar por isso sozinha. Vamos juntas?

Para saber mais sobre atendimentos e mentorias

https://jessicafayer.com/agendar-consulta/

.

NÃO ESQUEÇA DE SE INSCREVER NO CANAL

Siga-me nas minhas redes sociais!!

➜ Instagram: https://www.instagram.com/jessicafayerpsicologia/

➜Youtube:https://www.youtube.com/channel/UCtn-Dk-DixhOtcSZR-Mmryw?view_as=subscriber

➜Podcast:

Compartilhe

Jessica Fayer

Psicóloga, Mestre em Saúde pela Faculdade de Medicina (UFJF) e Especialista em Saúde Mental, Políticas Públicas e Gestão Governamentala

Você também pode gostar: