Autocuidado

autocuidado

Vocês sabiam que no dia 24 de julho é o dia internacional do autocuidado?! E como um dos meus temas favoritos é autoestima, eu não poderia deixar de escrever um texto aqui sobre isso.
Separei algumas dicas para dividir com vocês. Vamos a elas?

Primeiro ponto é que autocuidado é muito mais do que aquelas dicas um pouco “óbvias” de se alimentar bem e cuidar do seu corpo. Isso também é importante e necessário, mas é apenas uma parte do autocuidado.

Eu imagino que todo o processo começa pela sua cabeça. Quero dizer com isso que é importante se monitorar sobre quais são as suas conversas e do que você se nutre diariamente.

Comece a observar hoje tudo o que você fala durante um dia todo. São apenas queixas e reclamações ou você também fala sobre coisas agradáveis e positivas? Você fala com frequência sobre todas as suas neuras e preocupações? Fica se martirizando sobre os seus problemas ou consegue ser uma fonte de apoio e motivação aos que te cercam?

Outro aspecto muito importante sobre autocuidado é se admirar. Observar as suas conquistas e as suas qualidades. Tem coisas que apenas VOCÊ É CAPAZ de fazer. Só você tem o SEU jeito. Já parou para pensar o tanto que você é ÚNICA? Admire o seu percurso para chegar até aqui e tudo que você já passou e superou.

É um comportamento de cuidado quando você consegue dar e aceitar elogios. Então, nada de falar que sua roupa é velha quando alguém elogiar o que você está vestindo. Ou falar que emagreceu só porque tem muitos problemas, ou que o seu cabelo parece bonito, mas na verdade está cheio de pontas duplas. Alguém te elogiou, diga apenas “obrigada”. Já é a melhor resposta. Não precisa elogiar de volta apenas por obrigação, mas sim se isso fizer sentido para você.

Aqui volto a e pedir para treinar a observação. Aproveite o próximo dia para analisar como você reage aos elogios (e críticas) que você recebe ao longo do dia e treine a capacidade de ser mais gentil com você mesma!

Eu não poderia deixar de falar neste texto que autocuidado também é saber se perdoar. Este é um dos pontos que considero mais difíceis para trabalhar em minha prática clínica, mas percebo que também é um dos pontos mais transformadores na vida dos meus pacientes.

Saber se perdoar é conseguir olhar para as atitudes que você tomou ou para as coisas que te feriram e perceber que elas foram o melhor que você sabia/podia fazer naquele momento, com os recursos que você tinha. Entender que a cada dia estamos progredindo e nos transformando e que não podemos cobrar de nós mesmos atitudes que ainda não estamos preparados para ter.

Por isso, não seja tão dura com você. Trate a si mesma como você tratada as pessoas que lhe são caras. Cuide da sua criança interior.

Ps: Só para não esquecer, autocuidado também é cuidar do seu corpo fazendo exercícios e se alimentando bem hahaha. Afinal “mens sana in corpore sano”, ou seja, mente sã em um corpo são.

E aí? Como você vai se cuidar hoje?

Para saber mais sobre atendimentos e mentorias

https://jessicafayer.com/agendar-consulta/

.

NÃO ESQUEÇA DE SE INSCREVER NO CANAL

Siga-me nas minhas redes sociais!!

➜ Instagram: https://www.instagram.com/jessicafayerpsicologia/

➜Youtube:https://www.youtube.com/channel/UCtn-Dk-DixhOtcSZR-Mmryw?view_as=subscriber

➜Podcast:

Compartilhe

Jessica Fayer

Psicóloga, Mestre em Saúde pela Faculdade de Medicina (UFJF) e Especialista em Saúde Mental, Políticas Públicas e Gestão Governamentala

Você também pode gostar: