Autoestima na prática

autoestima

Autoestima na prática: este post pode parecer algo simples e fácil quando lemos somente o tema, mas, particularmente, eu demorei muito tempo para perceber o que seria, de fato, as ações concretas para fortalecer minha autoestima. Você pode chamar de autoestima ou, como eu gosto de chamar, autoamor, autoencontro, conexão com você mesma.

Inicialmente, quando falamos em autoestima, muitas pessoas logo associam à ideia ao corpo físico, cuidar da aparência, perder aqueles 3 kg tão indesejáveis (eu sei kkk). E isso também é autoestima! É necessário cuidar do nosso corpo físico, fazer esportes, dançar, fazer um alongamento, afinal “mente sã em um corpo são”. Mas de nada adianta ter o “corpo perfeito” e não SER este corpo. Até porque este ideal de beleza, nunca é alcançado. Não precisa ter para ser.

Exercitar a autoestima é uma tarefa diária, como escovar os dentes ou tomar banho. Comece aos poucos e logo você verá que se tornou um hábito corriqueiro. Se precisar de ajuda para identificar como você pode agir para colocar isso em prática, entre em contato comigo. Eu posso te ajudar!

É muito bom ter ações concretas para cuidar do corpo físico, mas também é importante que você seja capaz de aproveitar este corpo e cuidar dele da melhor forma possível. Por exemplo, você trabalhou o dia todo, está cansada e estressada. O que acha de tomar um banho relaxante, te preparar um chá e assistir ao seu filme favorito? Geralmente não é isso que fazemos. Ficamos horas olhando o feed e nos comparando com outras pessoas, reclamando, julgando e nos rebaixando.

Sempre reclamamos que estamos trabalhando muito e que estamos cansadas, mas quando, finalmente, temos um tempo para descansar, geralmente não fazemos nada que, de fato, nos proporcione o tão merecido descanso. Louco, não é?! Estamos mais felizes na sexta no trabalho, falando que iremos descansar, do que, de fato, na sexta à noite ao chegar em casa, quando poderíamos estar descansando.

Este raciocínio parece ter lógica para você?! Pois então um bom meio de exercitar a sua autoestima no dia a dia é prestar mais atenção em você mesma e nos sinais que seu corpo e sua mente te passam. Do que você precisa para ser mais feliz hoje?

Assim, outro exemplo de uma ação concreta de autoestima é cuidar do seu psicológico. O que você tem lido? O que tem assistido na TV, quais filmes e séries? De que tipo de pessoas tem se cercado? Quais são os assuntos? Você apenas reclama ou tem tomado ações concretas para mudar a sua vida?

Aprenda a conhecer os seus pontos fortes e a trabalhar para mudar os que você considera fracos. Entenda que talvez aquela questão que você considera ser uma falha na sua autoestima é o que te trouxe até aqui e que, se bem administrada, pode te levar muito mais longe.

Seja grato por quem você é por quem você já foi. Cada mínimo passo é essencial para o seu crescimento pessoal e reconhecer sua falhas, tentativas e acertos é um ótimo começo para dar valor a quem você é.

Se está perdido e não sabe por onde começar, vem comigo que eu te ajudo!

Para saber mais sobre atendimentos e mentorias

https://jessicafayer.com/agendar-consulta/

.

NÃO ESQUEÇA DE SE INSCREVER NO CANAL

Siga-me nas minhas redes sociais!!

➜ Instagram: https://www.instagram.com/jessicafayerpsicologia/

➜Youtube:https://www.youtube.com/channel/UCtn-Dk-DixhOtcSZR-Mmryw?view_as=subscriber

➜Podcast:

Compartilhe

Jessica Fayer - Psicóloga Online

Jessica Fayer

Psicóloga, Mestre em Saúde pela Faculdade de Medicina (UFJF) e Especialista em Saúde Mental, Políticas Públicas e Gestão Governamentala

Saiba mais
© 2023 Jessica Fayer. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por CriaTec