Depósito de autoconfiança

Depósito de autoconfiança

Hoje eu resolvi escrever sobre um sentimento que de vez em quando imagino que todos nós experimentamos: o sentimento de inutilidade, menos valia, incapacidade. Já identificou? Então crie um Depósito de autoconfiança para superar estes sentimentos.

Sabe quando você olha para a sua vida e parece que tudo está errado, que nada que você faz dá certo? É disso o que eu estou falando. Você tem um momento para frente e mil passos para trás. Bom, se essa descrição está fazendo sentido para você, sugiro que continue lendo este texto.

Eu, particularmente, sou totalmente contrária a essa política de ter que estar bem todo o tempo. Parece que não é mais permitido ter um pouquinho que seja de tristeza, né? Temos que estar sempre ativos e produzindo enlouquecidamente. Para mim faz muito mais sentido nossos sentimentos serem como a natureza: não faz verão o tempo todo. Como você lida com isso na sua vida?

É necessário ter inverno e momentos de introspecção. É preciso voltar-se para dentro. Esses pensamentos fazem sentido para você?

Se você está sentindo a incapacidade, a rejeição, a tristeza, porque não acolher este sentimento e analisar o que ele está querendo te mostrar? Vou ainda mais profundo nesta reflexão, mais do que acolher, é importante perceber qual ação que te levou a isso. .
Gosto muito de pensar na ideia de autoresponsabilidade. Tudo ou quase tudo que estamos vivendo hoje é fruto do nosso comportamento e dos nossos desejos. De onde este sentimento vem? Que ação ou expectativa você criou para ele estar se manifestando agora?

Vamos para o próximo passo! Quando eu falo em acolher este sentimento, não significa ficar sentindo pena de si mesma. Acolher o sentimento é perceber que ele também faz parte de você. Que vai ter dias que você vai acordar disposta a vencer uma guerra e vão ter outros em que sua cama e uma garrafa de vinho serão suas melhores opções.

Te proponho um exercício: faça um depósito de autoconfiança ou depósito da autoestima. O meu, por exemplo, é uma pasta em meu computador, com várias fotos e mensagens edificantes, tenho fotos de todas as minhas conquistas e mensagens lindas que recebo de amigos, pacientes e de pessoas que não conheço pessoalmente, mas que, de alguma forma, foram tocadas pelos meus textos.

Funciona assim: toda vez que tenho estes sentimentos do meu “inverno”, me abasteço no meu depósito de autoconfiança. Lembre-se, você pode fazer o seu na cartolina, no celular, no paint, no photoshop ou em uma agenda. O principal é que ele esteja acessível para quando você não estiver tão confiante em si mesma.

Hoje você não precisa resolver todos os problemas da sua vida, não precisa pagar todas as contas, ter o melhor namorado do mundo, passar em primeiro lugar no concurso, ter uma ótima relação familiar, ter todas as metas conquistadas de uma vez só, fazer aquela viagem internacional incrível. Hoje você só precisa cuidar de você e fazer pequenos movimentos para alcançar o que você almeja. Se cuidar com o máximo de carinho do mundo! Dê um tempo para você, descanse!

Quando fizer o deposito da autoconfiança, vai perceber que, mesmo sem confiar em você 100%, já conseguiu fazer muita coisa boa para si própria e para os que estão ao redor. Agora imagina se você confiasse e acreditasse em todo o seu potencial?

Para saber mais sobre atendimentos e mentorias

https://jessicafayer.com/agendar-consulta/

.

NÃO ESQUEÇA DE SE INSCREVER NO CANAL

Siga-me nas minhas redes sociais!!

➜ Instagram: https://www.instagram.com/jessicafayerpsicologia/

➜Youtube:https://www.youtube.com/channel/UCtn-Dk-DixhOtcSZR-Mmryw?view_as=subscriber

➜Podcast:

Compartilhe

Jessica Fayer - Psicóloga Online

Jessica Fayer

Psicóloga, Mestre em Saúde pela Faculdade de Medicina (UFJF) e Especialista em Saúde Mental, Políticas Públicas e Gestão Governamentala

Saiba mais
© 2023 Jessica Fayer. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por CriaTec