Relações Abusivas

coração partido

Hoje me deparei com uma frase no Whatsapp que achei particularmente interessante: “nunca peça mais do que você daria e nunca aceite menos do que você merece!”. Eu não conheço o autor (caso você conheça, favor escrever aqui embaixo). Mas achei essa frase super interessante para falarmos sobre relações abusivas.

No caso dos relacionamentos abusivos, estes dois posicionamentos estão em total desequilíbrio. A cobrança por um comportamento que eu espero do outro é excessiva e a sua doação de atenção, carinho, afeto e, às vezes até financeira, é exaustiva.

Não se pode falar em relacionamentos abusivos sem falar sobre dependência emocional. A ideia é que você PRECISA daquela pessoa para viver e que não conseguirá seguir com a sua vida sem ela.

Outro ponto que também é muito relevante é a ideia de que o outro é o responsável pelo SEU sentimento. Vou exemplificar: se você se sente insegura na relação, logo pensa: “claro que sou insegura, ele não coloca relacionamento sério no status do Facebook, não apresenta a família, não posta foto junto no Instagram” e por aí vai. Entretanto, o pensamento é mais feijão com arroz, ou seja, básico mesmo: você é insegura e, quando está em um relacionamento, essa insegurança emerge mais intensamente. Então não é no outro que mora o problema e sim você!

Nos relacionamentos abusivos, o comportamento de culpar o outro pelo que você sente acontece de forma mais agressiva. Isso acontece por causa da ideia de que é preciso ter outra pessoa para te fazer feliz, a famosa “outra metade da laranja, a tampa da panela”.

No entanto, quando você percebe que o outro não é capaz de te fazer feliz, é comum aparecer um comportamento de tentar agradá-lo ao máximo e de se dedicar excessivamente à relação, como se fosse a única coisa que você tem na vida. Então você não consegue comer, trabalhar, encontrar com as amigas, ou seja, fazer nada mais direito. Quem nunca, né amadas?! Kkk

Seguindo este raciocínio o relacionamento só daria “certo” com o SEU esforço e dedicação, mas, em contrapartida, ele termina, porque os dois quiseram e optaram pelo término. Percebe como isso não faz sentido?! Relacionamento é sempre a dois! Logo, você não precisa de se esforçar além do normal, principalmente quando o seu parceiro também não se esforça.

A grande questão deste tipo de relacionamento é justamente o fato de SEMPRE aceitar menos do que você merece. Então, quando a pessoa te humilha, grita com você ou te xinga, te desqualificando como ser humano, é comum aparecer o pensamento de que a culpa da relação está em você. Muito cuidado com isso! Preste atenção, talvez você esteja em um relacionamento abusivo ou “amando” demais.

Casos de relacionamentos abusivos são mais comuns do que imaginamos. Infelizmente. E o que fazer quando detectar que está passando por isso.

Identificado o problema, o primeiro passo é se “curar”. Recomendo que procure literatura sobre relacionamentos abusivos. Um ótimo livro para começar é o “Mulheres que amam demais”, da psicóloga Robin Norwood. Mas, como nada se soluciona apenas por saber que existe, também recomendo agendarmos uma sessão para que você entenda por qual razão se relaciona desta forma destrutiva.

É muito comum a mulher terminar um relacionamento abusivo e começar outro com as mesmas características. Então percebemos que a grande questão não está no outro, mas em você. Pode ser um caso de baixa autoestima, que te faz aceitar se relacionar com menos do que merece, porque pensa que merece o mínimo possível e que já é uma grande coisa ter um relacionamento enquanto todas as suas amigas estão sem ninguém. Muito cuidado com esse pensamento! Ele só te põe pra baixo.

✏️Dever de casa: pense em como é um relacionamento saudável e como é o parceiro ideal para você e compare com as relações abusivas que talvez esteja vivenciando ou já tenha vivenciado. Se o relacionamento que está vivendo é muito distante disso, precisamos conversar! Ninguém melhor do que um psicólogo para te ajudar a descobrir essas questões.

Para saber mais sobre atendimentos e mentorias

https://jessicafayer.com/agendar-consulta/

.

NÃO ESQUEÇA DE SE INSCREVER NO CANAL

Siga-me nas minhas redes sociais!!

➜ Instagram: https://www.instagram.com/jessicafayerpsicologia/

➜Youtube:https://www.youtube.com/channel/UCtn-Dk-DixhOtcSZR-Mmryw?view_as=subscriber

➜Podcast:

Compartilhe

Jessica Fayer

Psicóloga, Mestre em Saúde pela Faculdade de Medicina (UFJF) e Especialista em Saúde Mental, Políticas Públicas e Gestão Governamentala

Você também pode gostar: