A primeira coisa que você precisa aprender: diferente do que muitas pessoas acham, inteligência emocional não é controlar as suas emoções, mas sim entender como funciona o SEU processo emocional. E, automaticamente, quando você é capaz de entender o seu processo, você também é capaz de perceber seus gatilhos e ser assertivo quanto às suas emoções.
A primeira etapa é reconhecer qual é a sua emoção predominante, avaliar a situação em que ela aparece e, então, ser assertivo. Eu sei que na teoria é bem simples e muito diferente da prática, mas no momento em que você entender qual emoção predomina em você e saber sobre seus gatilhos, então poderá controlar melhor quais os momentos para que essa emoção venha à tona.
Inteligência emocional é não deixar os problemas a sua volta te dominar e fazer você perder a razão e acabar com a sua saúde mental. Por exemplo, quando temos pouca inteligência emocional nos abalamos por problemas que não são nossos. Se o seu chefe esta mal humorado ou irritado, você passa a ser capaz de separar o que é dele e qual problema é seu. Você pode usar a mesma ideia para problemas com a sua família, relacionamento amoroso, amigos e por aí vai.
Parece fácil escrevendo assim, mas eu sei que não é! Começando por essa primeira etapa. Já percebeu que às vezes não sabemos quais emoções estamos, de fato, sentindo?! Você já sentiu uma tristeza “do nada”, chorou “sem motivo” ou sentiu um aperto no peito que não fazia ideia de onde vinha? Viu como essa primeira etapa não é tão simples assim?! Comece a analisar de fato o que você está sentindo e traduzir este sentimento em uma emoção. Para isso é necessário uma boa dose de autoconhecimento, que você pode adquirir através da terapia.
Para saber mais sobre atendimentos e mentorias
➜https://jessicafayer.com/agendar-consulta/
.
NÃO ESQUEÇA DE SE INSCREVER NO CANAL
Siga-me nas minhas redes sociais!!
➜ Instagram: https://www.instagram.com/jessicafayerpsicologia/
➜Youtube:https://www.youtube.com/channel/UCtn-Dk-DixhOtcSZR-Mmryw?view_as=subscriber
➜Podcast: